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Direção defensiva

  • Foto do escritor: Vias Legais Oficial
    Vias Legais Oficial
  • 19 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2021

Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. É um modo de dirigir que busca antever as possíveis manobras dos demais condutores para antecipar a resposta em um caso de necessidade. A direção defensiva tem cinco princípios: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.


Conhecimento é conhecer as leis de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro - CTB), o veículo que dirige, a cidade onde transita. Uma simples saída errada pode ser um grande problema, se o condutor ao invés de buscar um retorno, tentar voltar de ré para acessar a saída que ficou para trás. O conhecimento do veículo é importante porque o motorista tem que saber quantos metros ele demora para parar a determinada velocidade, se quando freia forte o veículo sai de traseira, etc.


Atenção é isso mesmo: atenção. Ficar atento ao trânsito, não à paisagem, não ao celular, mas sim ao trânsito como um todo; via, veículos, clima, fumaça de queimada, situação do trânsito a pelo menos 500 m à frente, desde que o trecho tenha visibilidade (se não houver visibilidade, a velocidade deve ser reduzida de modo a garantir a segurança), veículos que estão na retaguarda e nas laterais do seu veículo, velocidade dos veículos que transitam à sua retaguarda, etc.


Previsão é uma forma de atenção com ação: existem situações que você deve prever as ações dos outros condutores, como por exemplo, ao passar na saída de um posto de combustível ou de um shopping, pode-se prever que algum veículo vai adentrar ao trânsito sem dar preferência aos veículos que já estejam transitando na via, e o motorista defensivo antecipa a essa situação para evitar um acidente, reduzindo a velocidade nas passagens por esses lugares, ou então, ao passar perto de uma aglomeração de pessoas como uma escola, ou outro local que haja aglomerações, deve prever que algum aluno ou pedestre pode entrar repentinamente na frente do veículo, portanto, o motorista defensivo também reduz a velocidade nesses locais, a fim de evitar um atropelamento.


Habilidade é o braço do condutor. O condutor tem que conhecer o veículo e a si também. Caso o condutor saiba que não tem muita habilidade, deverá evitar dirigir de forma mais arrojada, ou agressiva, pois se tiver que tomar alguma atitude numa situação dessas, não terá a habilidade necessária para evitar o acidente. Não significa que o condutor habilidoso pode abusar mais, mas sim, que o menos habilidoso deverá aumentar a cautela diante de situações potencialmente perigosas.


Ação é agir, corretiva ou preventivamente para evitar ou minimizar os efeitos de um acidente. Ação preventiva é dirigir com atenção e cuidados indispensáveis para evitar um acidente, antecipando-se à situação (previsão). Ação corretiva é quando o condutor precisa atuar imediatamente para evitar ou tentar minimizar um acidente quando a situação não pode ser antecipada (sem previsão).


Há dois tipos de acidentes, os evitáveis e os inevitáveis. Os evitáveis são aqueles que, tendo se feito todo o possível na tentativa de evitá-lo, consegue-se o objetivo. Os inevitáveis são aqueles que, tendo feito todo o possível na tentativa de evitá-lo, não consegue-se o objetivo. Nos acidentes inevitáveis, a direção defensiva diminuirá significativamente os danos decorrentes.


O artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, diz:

"O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito."


Este artigo obriga o motorista a ser defensivo, pois é claro em dizer que a todo momento o condutor deverá ter o controle do veículo, independente da situação.


Existem condições adversas que os condutores devem conhecer, para evitá-las ou conseguir enfrentá-las da melhor maneira possível, sendo elas: tempo, vias, trânsito, veículos, cargas, condutores e passageiros.


Tempo: chuva, neblina, cerração, nevoeiro, neve etc. Podem afetar a visibilidade e também a aderência dos pneus ao solo (aquaplanagem). Para identificar uma aquaplanagem, verifique pelos espelhos retrovisores se o veículo deixa o rastro no asfalto; se o rastro for muito sutil ou inexistente, possivelmente estará aquaplanando; outra forma é observar uma aceleração do motor incompatível com a velocidade real. Para sair da aquaplanagem, tire o pé do acelerador e não use os freios, segure firmemente o volante até perceber que o controle do veículo retornou para você.


Vias: sinalização, conservação, drenagem, buracos, ausência de acostamento ou terceira faixa, vegetação, engenharia etc.


Trânsito: aglomerações urbanas, congestionamento, ciclistas, animais, comportamento de condutores agressivos, trânsito de veículos pesados e lentos, carreatas, etc.


Veículos: manutenção dos itens ligados à segurança: pneus, faróis, luzes de freio, pisca-alerta, limpadores de para-brisa, suspensão, espelhos retrovisores, etc.


Cargas: produtos perigosos, cargas com dimensões excedentes, cargas mal amarradas, cargas totalmente soltas que podem cair na pista etc.


Condutores: fatores ligados ao estado físico e mental do condutor. Estes fatores incluem deficiências visuais ou físicas, uso de drogas ou medicamentos, estado de sono, estresse ou alteração emocional.


Passageiros: fatores ligados ao comportamento ou características dos passageiros. Estes fatores podem incluir idade, estado emocional, barulho, brigas, passageiros que passam mal ou excesso de passageiros.


As normas gerais de direção e condutas do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, trazem uma imensa quantidade de regras que, se cumpridas, automaticamente fará com que os condutores se tornem mais defensivos. É óbvio que as normas gerais não englobam aspectos psicológicos e emocionais dos condutores, porém, como regra, todo condutor deve assumir a direção do veículo com boas condições físicas e psíquicas para conduzir veículo na via pública, sendo esta a condição adversa mais difícil de ser combatida, o reconhecimento do condutor em admitir que não encontra-se em condições de dirigir o veículo na via.


As demais condições podem ser estudadas e treinadas, havendo hoje em dia, simuladores de direção, onde situações podem ser ensaiadas sem colocar ninguém em risco.


Como experiência pessoal, afirmo que se os condutores apenas mantivessem total atenção enquanto dirigissem mais da metade dos acidentes seria evitada, ainda que os condutores não fossem tão habilidosos e tão conhecedores da direção defensiva. A atenção do condutor por si só o deixaria alerta e pronto para tomar uma atitude e essa palavra faz toda a diferença: atitude.


Se o motorista demorar mais do que um segundo para tomar uma atitude, já é tarde demais, por isso a atenção é primordial. Ainda que o condutor não tome a melhor atitude, mas tome alguma, por si só já vai diminuir o potencial lesivo deste acidente.


Por isso encerro este texto pedindo a todos os condutores que se comprometam em dirigir com toda a energia e atenção dedicada somente a dirigir. O trânsito será mais seguro com essa atitude. Obrigado, pois sei que irão aceitar esse compromisso!




 
 
 

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